O longo Inverno, um clássico na minha estante

IMG_3138

E, aí? Tudo bem com vocês? Espero que sim. Então hoje eu vim falar pra vocês de um livro excepcional que eu tenho aqui – literalmente tirado do baú! Sabe quando a minha edição foi impressa? Em 1969, acredite se quiser. Antigo hein? E essa é a 3a edição. A 1a edição foi impressa em 1963. O meu está bem desgastado, mas ainda firme e forte. O longo inverno é um livro de Laura  Ingalls Wilder – e a história foi vivida pela própria autora. A tradução e adaptação foi feita por Manuel Inocêncio. Este livro é o sexto da Coleção Carolina (infelizmente só tenho esse). Vamos ao conteúdo?

No livro, Laura narra as “aventuras”  de sua família em 1880-81. Sua família enquanto vivendo no território de Dakota tirava seu sustento da natureza, eles cultivavam plantações. No livro o fator adversário, como diz o título, foi o rigoroso inverno que a família teve que enfrentar. Para nós brasileiros, o inverno representa a  beleza da neve, porque não é algo com que tenhamos que lidar. Mas acompanhando a trajetória dessa família entendemos que o inverno pode ser cruel, resistindo a cobertores, agasalhos e lareiras, pode significar ter que ficar em casa todo o tempo e a impossibilidade de extrair da terra congelada o sustento – já que a família vivia no campo. O inverno no livro representava um grande perigo. E embora a família de Laura fosse de muita bravura, chega uma hora em que eles precisam sair do campo e ir para a cidade. Com a mudança as coisas não ficam satisfatoriamente melhores, o frio ainda é grande, a lenha é escassa. E as vezes o calor gerado pela lareira não era suficiente. Quando começa a faltar comida na cidade e os caminhos estão obstruídos pelas neve, Laura narra a  viagem perigosa que Almanzo e seu colega empreenderam para conseguir trigo para a comunidade. Tem o trecho de uma canção no livro que eu acho lindo:

“Então qual é a vantagem de atormentar-se,

Porque onde há uma vontade há um caminho,

E amanhã o sol poderá estar brilhando

Embora hoje o dia esteja enfarruscado”

Bonito, né? O livro que sucede este na coleção é “Uma pequena cidade na campina” – que não tive a felicidade de ler. Sinto em dizer que este livro é difícil de ser encontrado, obviamente não é mais fabricado. Mas alguns sites na internet, como Mercado Livre e Estante Virtual, tem esse livro em oferta, desgastado é claro. Os preços variam entre R$80 e R$120 – pelo que andei pesquisando. Espero que tenham gostado e que um dia tenham a oportunidade de lê-lo! É um clássico.

IMG_3139

7 comentários sobre “O longo Inverno, um clássico na minha estante

  1. Nossa, eu amo esse livro!
    Fez parte da minha infância e foi uma lição de vida pra mim.
    Quando passo por tempos difíceis, lembro dessa história e dos pães feitos de trigo preto moído na moenda de café.
    Meu sonho também encontrar a continuação dele!

  2. Oi,Elba, td bem? nossa estou tentando ha varios dias comprar nem que seja pelo menos um livro da laura ingalls.Encontrei alguns sites mais sei la nao confio,esse seu livro vc comprou ou é herança de familia , eu gostaria muito nde ler todos eles pois adoro esse seriado.Se vc souber de algun site seguro onde eu ossa estar comprando os livros me passe por e-mali por favor,e ciude bem do seu livro é uma reliquia,tudo de bom pra vc .Aguardo resposta .TCHAU,TCHAU.

    • Oi Gislaine, na verdade eu não comprei e também não é herança. Eu conheci uma senhora que doou os livros dela para uma biblioteca e ela acabou me dando alguns! Da Laura eu só tenho esse e infelizmente não sei se os sites são confiáveis, mas em alguns sites você pode ver o perfil do vendedor e quantas estrelas ele tem e os comentários sobre se a venda foi bem sucedida! Espero que consiga, talvez até possa pegar em alguma biblioteca grande! Beijão
      PS: Vou guardar para sempre! Adorei o livro.

      • Ola ELBA obrigada por responder meu e-mail,eu voi seguir seu conselho vou entrar em algum site e ver o perfil do vendedor e ver tbm os comentarios.Eu nao vou desistir de comprar o livros ou qem sabe os livros .Bom final de semana.Um beijao pra vc tbm fique com DEUS TCHAU.

O que você achou? Me conta!

